A Travellerspoint blog

Panjim

04/12/2008
Não me tendo agradado a oferta turística em termos de excursões, pois reservava-se demasiado tempo para visitar praias, propus-me ficar por Panjim e explorar a cidade mediante o bem elaborado percurso pedestre do Lonely Planet, cujo ponto de partida e de chegada é a Igreja da Imaculada Conceição [4.5 km].
Efetuando esse percurso, percorrem-se os bairros de Fontaínhas e Altinho, assimilando-se alguns monumentos patrimoniais da cidade, como é o caso da mansão que hoje é o Hotel Panjim Inn. Fazendo um pequeno desvio do circuito, subindo a rua que desemboca na mansão Olinda e no Park Lane Lodge, alcancei os edifícios que no tempo português eram o Liceu e hoje deram lugar ao Supremo Tribunal. O templo Maruti, dedicado ao deus Hanuman, permitiu-me uma boa vista de Fontaínhas e encurtou-me o caminho para o Altinho, este soberbamente marcado pelas presenças do monumental Paço Patriarcal de Goa, da enjaulada residência do Governador e, finalmente, do Consulado de Portugal em Goa, já a poucos metros da Praça da Igreja da Imaculada Conceição.
Cruzando a praça, e já em São Tomé, experimentei a cozinha do restaurante Gazaali, que recomendo vivamente a quem não busca um ambiente requintado.
Passeando junto ao Rio Mandovi, ao longo da Avenida Dom João de Castro, assiste-se ao animado tráfego da cidade e admira-se o edifício colonial datado do século XVI, hipnotizado pela estátua de Abbé Faria, que foi originalmente o palácio de Adil Shah e atualmente alberga secretarias governamentais. Os amantes do jogo não perdem a oportunidade de visitar o casino de Goa, edifício empoleirado no rio que é caprichosamente visto do hotel Mandovi.
Percorrendo a Rua Mahatma Gandhi fui tentado a entrar nalgumas lojas tipicamente portuguesas, como foi o caso da Loja Camota (ferragens) e uma admirável mercearia de um agradável hindu que falava fuentemente a língua de Camões. Cortando à direita, em frente à ponte, segui pela Rua Ourém e alcancei o caloroso Bar-restaurante A Ferradura, onde encontrei e apreciei comida tipicamente portuguesa.

Posted by avieira67 12:01 Archived in India

Email this entryFacebookStumbleUponRedditDel.icio.usIloho

Table of contents

Be the first to comment on this entry.

This blog requires you to be a logged in member of Travellerspoint to place comments.

Enter your Travellerspoint login details below

( What's this? )

If you aren't a member of Travellerspoint yet, you can join for free.

Join Travellerspoint